Instituto Materno-Fetal Celso Rigo

Patologias

Materno-Fetais

O Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é a mais completa estrutura da América Latina localizada em um único centro, voltada para o atendimento de todos os tipos de patologias materno-fetais para pacientes usuários do SUS, de convênios e particulares. Este é o primeiro local do mundo, fora da Espanha, coordenado pela equipe da Medicina Fetal Barcelona, um dos maiores centros especializados desta área. Os tratamentos disponíveis no Instituto de Medicina Fetal abrangem desde o diagnóstico fetal, acompanhamento da mãe e do bebê durante a toda a gestação, exames diagnósticos de última geração, parto em condições adequadas, cirurgias fetais e tratamento do bebê em hospital pediátrico especializado. 

O projeto em conjunto com a Medicina Fetal Barcelona foi idealizado e desenvolvido pelo cirurgião cardiovascular Fernando Lucchese. O Hospital da Criança Santo Antônio é o único hospital com esta estrutura de serviço e acompanhado pela instituição espanhola, colocando à disposição de toda a população os mais avançados equipamentos, as melhores técnicas e um corpo clínico da mais alta qualidade. Entre os destaques, será a vinda periódica a Porto Alegre do renomado cirurgião fetal espanhol, Dr. Eduard Gratacós, que passará a integrar o corpo clínico da Santa Casa, realizando procedimentos de altíssima complexidade.

O Instituto é coordenado pelo cardiologista pediátrico Marcelo Brandão da Silva e o Programa de Cirurgia Fetal foi desenvolvido seguindo as orientações da equipe catalã e coordenado pela médica Talita Micheletti Helfer, especialista formada em Barcelona. As atividades são realizadas em áreas desenvolvidas e equipadas especialmente para esta finalidade, localizadas no Hospital da Criança Santo Antônio e junto ao novo centro Obstétrico do Hospital Santa Clara. 
 

 

Apoio

Os serviços de diagnóstico e de acompanhamento pré-natal só foi possível graças a generosidade do empresário Celso Rigo. O novo espaço, localizado no Hospital da Criança Santo Antônio, possui 430m² e teve um custo integralmente doado pelo benfeitor que dá nome ao serviço.

Cirurgia Fetal

Em setembro de 2020 o Instituto Materno-Fetal Celso Rigo realizou a primeira abordagem intrauterina de teratoma sacrococcígeo fetal do Rio Grande do Sul. O procedimento cirúrgico consiste no esvaziamento de cisto fetal por meio de uma punção guiada por ecografia. 

A cirurgia foi indicada após o diagnóstico de teratoma sacrococcígeo fetal (um tumor grande na região do sacro e cóccix) e possibilita evitar complicações para a mãe e para o feto durante o nascimento. O procedimento é pouco frequente devido à raridade do caso. A intervenção, que levou em torno de 40 minutos, foi assessorada e acompanhada pelo médico responsável pela Medicina Fetal Barcelona Eduard Gratacós.  

Coordenadores

Dr. Eduard Gratacós

Diretor do BCNatal, um dos maiores centros de pesquisa em medicina fetal do mundo.  Professor de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Barcelona e editor-chefe da revista internacional Fetal Diagnosis and Therapy.

Dr. Marcelo Brandão da Silva

CRM 25764-RS | RQE 17453 | RQE 19912

Cardiologista pediatra e coordenador do Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.  

Talita Micheletti Helfer

CRM 49091-RS | RQE 37631

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo com mestrado em Obstetrícia/Medicina Fetal. Fellowship clínico no BCNatal, em Barcelona. Atua na coordenação do programa de Medicina Fetal no Instituto Materno-Fetal Celso Rigo Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 

Contato

TELEFONE

(51) 3214.8000

Endereço

Hospital da Criança Santo Antônio | Av. Independência, 155 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Horário de atendimento telefônico

Das 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. 

Doutor Coraçãozinho reúne o que há de mais capacitado, eficiente e contemporâneo no atendimento clínico e cirúrgico para o tratamento de doenças e condições que acometem os corações de crianças, desde a fase fetal.

CONTATO

Hospital da Criança Santo Antônio | Av. Independência, 155 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

(51) 3214.8000

Agendamento de consultas por telefone das 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. 

Copyright 2020 Doutor Coração | Doutor Coraçãozinho.

Desenvolvido por Evolua Doutor