Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular

Realização de

Estudos científicos

O Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular do Hospital São Francisco foi inaugurado em dezembro de 2006 e desde então atua na realização e desenvolvimento de estudos científicos. O grupo de pesquisas já atuou em mais de 20 estudos especificamente da área cirúrgica e eletrofisiológica, incluindo grandes ensaios clínicos multicêntricos internacionais, como o CORONARY Trial – estudo que teve como centro coordenador a McMaster University do Canadá.

Além disso, o Centro de Pesquisas é responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos registros de procedimentos cardiovasculares, fonte primordial de dados para a realização de estudos institucionais, acadêmicos e de qualidade assistencial. O Registro Cirúrgico Cardiovascular, implementado em 2010, já conta com mais de 75.000 dados coletados.

Nos últimos anos, o grupo de pesquisadores apresentou mais de 50 trabalhos em congresso médicos, tendo sido premiado em diversas ocasiões. Ao todo, o Centro de Pesquisas recebeu 16 prêmios por trabalhos científicos apresentados em congressos regionais, nacionais e internacionais. O grupo também participou da elaboração e publicação de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Todos estes trabalhos foram oriundos do Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular e foram realizados integralmente pelo grupo de pesquisas, incluindo a análise estatística de forma integral.

Por contar com um grupo de pesquisas altamente vinculados com a área de tecnologia e saúde, o Centro de Pesquisas atua fortemente na área de estatística, data mining, text mining e softwares especializados. Em 2018, o grupo de pesquisadores publicou um artigo no Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery sobre o desenvolvimento e aplicação de um sistema especialista para dar suporte na escolha da prótese valvar aórtica transcateter mais adequada para o paciente. O estudo teve como autor principal o Biomédico Álvaro Rösler e teve como orientadores os Professores Sílvio Cazella e Fernando Lucchese.

O Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular conta com a supervisão geral do Dr. Fernando Lucchese, diretor médico dos Hospitais São Francisco e Santo Antônio. A coordenação operacional fica a cargo do Biomédico Álvaro Rösler. A equipe com dedicação integral ao Centro de Pesquisas ainda conta com os pesquisadores biomédicos Gabriel Constantin e Pedro Nectoux. Além dos profissionais citados, o Centro de Pesquisas conta com a colaboração de grandes especialistas em suas área de atuação, como: Dra. Marcela da Cunha Sales (cirurgia cardíaca), Dr. Carlos Kalil (eletrofisiologia cardíaca), Dr. Anibal Borges (eletrofisiologia cardíaca), Dr. Eraldo Lúcio (cardiologia e terapia intensiva), Dr. Daniel Hoyer (cirurgia cardíaca pediátrica), Dr. Estevan Letti (cirurgia cardiovascular) e Dra. Fernanda Lucchese (neurodesenvolvimento infantil). 

0 +
anos de atividades
0
Prêmios por trabalhos científicos

Coordenador do serviço

Álvaro Rösler

CRBM 00000

Graduado em Biomedicina pela Universidade Feevale, com Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2018). Atua como Coordenador operacional e pesquisador do Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular do Hospital São Francisco da Santa Casa.