Cardiologia Clínica

Serviço de

Cardiologia

O Serviço de Cardiologia Clínica do Hospital São Francisco conta com um equipe altamente qualificada, referência em sua área de atuação. Os profissionais fazem parte do Heart Team (Time do Coração) e, juntamente com cirurgiões e intervencionistas, buscam a melhor solução para cada paciente. 

O serviço engloba atendimento ambulatorial, acompanhamento pré e pós-operatório, avaliações cardiológicas de risco cirúrgico e assistência especializada antes e depois da cirurgia cardíaca. 

Com mais de 30 anos de existência, o serviço possui um importante papel no desenvolvimento de pesquisas e estudos clínicos que colaboram para o desenvolvimento de novos e relevantes medicamentos para a sociedade. Além disso, contribui para a formação de novos especialistas através do seu programa de residência em cardiologia. 

Em 2020 o serviço iniciou a atuação na cidade de Gravataí, dentro do Hospital Dom João Becker, levando uma estrutura tecnológica e uma equipe altamente qualificada para o espaço. 

0 +
anos de serviço
0
cardiologistas
0
atendimentos por ano

Atuação e

Serviços

Consulta ambulatorial

Consultórios especializados para diagnóstico e tratamento das doenças do coração.

Acompanhamento pré e pós-operatório

Voltado para pacientes que se submeterão a uma cirurgia cardíaca.

Avaliação de risco cirúrgico

Avaliações clínicas para diagnóstico ou tratamento de cirurgias não-cirúrgicas.

Acompanhamento pré e pós-intervenção

Voltado para pacientes que serão submetidos a cateterismo cardíaco ou procedimento de angioplastia com implante de Stent Coronário.

Check-up cardiológico

Equipamentos modernos e médicos especializados para avaliar o estado atual do paciente e a possível existência de cardiopatias. 

Ensino, pesquisa e inovação

Atuação no ensino de residentes e no desenvolvimento de pesquisas e estudos.

Coordenador do serviço

Dr. Paulo Ernesto Leães

CRM 5931 - RS | RQE 4169 | RQE 9271

Graduado em Medicina (1973) com mestrado em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Cardiologia pela UFRGS (2003). Desde 1994 atua como Coordenador Clínico do Programa de Transplante Cardíaco da Santa Casa de Porto Alegre. É Preceptor da Residência Médica e Chefe do Serviço de Cardiologia da Santa Casa.